Hortaliças: tipos de cultivos e segurança na produção desses alimentos

Thiago Venancio Raul Cordeiro de Aquino
Thiago Venancio Raul Cordeiro de Aquino

Ao comprar uma hortaliça, você já se perguntou sobre os processos e formas de produção até que ela chegue à sua mesa? Thiago Venancio Raul Cordeiro de Aquino, empresário da Cordeiro Comércio Varejista e Atacadista de Hortifruti, considera fundamental entendermos sobre o ciclo de vida desses alimentos até o momento de compra e consumo.

 

Segundo o empresário do ramo de Hortifruti, o Brasil produz cerca de 53 milhões de toneladas de hortaliças em todo o território. O cultivo das hortaliças passa por uma série de etapas e, assim como o das frutas e legumes, pode ser realizado de diversas maneiras que, quando feitas de maneira correta, asseguram a produção de alimentos saudáveis e de alta qualidade.

 

Confira, a seguir, quais são os principais métodos, suas diferenças no cultivo, manejo de plantas e produção.

 

Cultivo convencional

Sendo o modelo tradicionalmente mais utilizado, pode ser feito com verduras, frutas e legumes por pequenos, médios e grandes agricultores. A maioria das produções é feita em campos abertos e no solo, com utilização de defensivos químicos e biológicos, fertilizantes e indutores de resistência nas plantas.

 

Cultivo orgânico

Muito comum entre pequenos agricultores e produtores familiares, o cultivo orgânico segue princípios de práticas naturais e que descartam a adoção de energia não-renovável. De acordo com Thiago Venancio Raul Cordeiro de Aquino, essas práticas seguem normas específicas e certificações de órgãos do Ministério de Agricultura para serem comercializadas. 

 

Cultivo agroflorestal

Parte dos princípios de Agroecologia, esse tipo de cultivo estuda o desenvolvimento das plantas de acordo com o ecossistema em que estão inseridas. Segundo o empresário da Cordeiro Comércio Varejista e Atacadista de Hortifruti, a partir dessa análise, utilizam práticas de manejo que levam em consideração as condições ambientais, sociais, éticas e culturais. 

 

Cultivo sem solo

Por fim, o empresário Thiago Venancio Raul Cordeiro de Aquino comenta sobre uma técnica inovadora: a hidroponia. Nesse tipo de cultivo, muito comum com hortaliças, não há necessidade de uso do solo, e as plantas receberam água e uma solução nutritiva que atende às suas necessidades. Assim, há uma redução do espaço, menor gasto com água e o tempo de produção é reduzido pela metade.

Quer saber mais sobre cultivo de hortaliças? Não deixe de entrar em contato com o Cordeiro Comércio Varejista e Atacadista de Hortifruti, cujo CNPJ é 29129081000106, pelo telefone (92) 99680-5832 ou através do e-mail [email protected]. Além disso, se você deseja consumir hortaliças de qualidade com produção segura e saudável, não deixe de visitar a loja localizada na Avenida Joaquim Nabuco, 26-A, no Centro de Manaus, Amazonas – CEP: 69005-080.

Artigo anteriorPrecificação dos produtos de farmácia: saiba como planejar
Próximo artigoExposição de arte sobre a pandemia é encerrada em Bagé: ‘censura’, repudia Unipampa

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui