Governo Bolsonaro homenageia agricultor com foto genérica de caçador

O governo Bolsonaro é tão obcecado pela bandeira armamentista que resolveu homenagear o Dia do Agricultor, comemorado nesta quarta, 28, com a foto de um caçador. A imagem postada pela Secretaria de Comunicação referente à efeméride faz parte de um banco de fotografias profissionais sem royalties, cuja legenda diz se tratar de um caçador com uma espingarda no ombro.

A foto, inclusive, já foi usada para retratar uma matéria do jornal indiano The Indian Express sobre caça no país publicada em 2019. O título: “Esse sórdido e sangrento esporte”. Em 2020, a imagem também foi publicada pelo site norte-americano “Hunting Magazine” num post sobre caça de veados.

A Secretaria de Comunicação do Governo publicou a imagem numa postagem que falava que os trabalhadores do campo “não pararam durante a crise da Covid-19 e garantiram a comida na mesa de milhões de pessoas no Brasil e ao redor do mundo”.

Desde 2019, o governo Bolsonaro já editou cerca de 30 atos administrativos para facilitar o acesso às armas de fogo à população civil. Entre as flexibilizações, estão o aumento no limite de posse de armas e munições e a alíquota zero para compras no exterior. Com isso, o número de armas registradas na Polícia Federal cresceu 90% em 2020 em relação ao ano anterior, conforme dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

Num aceno à bancada ruralista, Bolsonaro também sancionou a lei aprovada no Congresso que previa a ampliação da posse de armas dentro de toda a extensão das propriedades rurais – antes, isso só era permitido na sede da fazenda.