Educação: por que ensinar empreendedorismo nas escolas?

Marcio Alaor de Araujo acredita que a competitividade no mercado de trabalho, a qual está cada vez mais evidente e forte, exige das novas gerações um pensamento mais crítico, criativo e inovador. É possível estimular tais habilidades de diversas formas, no entanto, há uma maneira super importante e que já passou da hora de ser aplicada na escola: o ensino do empreendedorismo.

Isso porque, diferente do que muitos pensam, o empreendedorismo não serve apenas para ensinar sobre como abrir o próprio negócio. Pelo contrário, ele é uma ferramenta capaz de ensinar como solucionar problemas de maneira assertiva e eficiente, bem como de ensinar habilidades socioemocionais.

E qual é a importância do empreendedorismo?

Desse modo, Marcio Alaor de Araujo comenta que a importância de ensinar empreendedorismo na escola está, justamente, nos desenvolvimentos que as crianças terão. Na prática, ensinar empreendedorismo é ensinar a persistir na criação de algo com base em análise de dados, traçamento de estratégias e planejamento, seja ele em equipe ou não. 

Por isso, aqueles que aprendem sobre esse tema tão importante nos dias atuais, se tornam cidadãos mais críticos, conscientes e autônomos, o que, certamente, influencia no sucesso profissional, uma vez que grandes empresas procuram por profissionais  com tais competências e não encontram.

Sendo assim, Marcio Alaor de Araujo acredita que pode-se dizer, então, que o empreendedorismo é importante, pois permite uma análise mais crítica das oportunidades que surgem profissionalmente, além de tornar pessoas mais transparentes e assertivas em suas decisões.

Mas afinal, de que maneira ensinar essa prática?

De modo geral, o empresário explica por fim que não há muitos segredos: para ensinar essa prática, não é muito difícil: ela pode acontecer por meio de estudos de caso, laboratórios de empreendedorismo e parcerias com empresas, especialmente aquelas inovadoras. Tudo é questão da adequação por parte das escolas.

Artigo anteriorGatos pretos: por que adotá-los?
Próximo artigoVantagens de se aprender um novo idioma ainda na infância

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui