Economia gaúcha cresce 2,5% no segundo trimestre deste ano

A economia do Rio Grande do Sul registrou crecimento de 2,5% no segundo trimestre deste ano em relação aos três meses anteriores. Na comparação com o mesmo período do ano passado, o PIB (Produto Interno Bruto) gaúcho avançou 27,7%.

Em ambas as comparações, a economia do Estado superou o desempenho do PIB nacional: -0,1% e 12,4%, respectivamente. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (09) pelo Departamento de Economia e Estatística, vinculado à Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão.

No acumulado de 2021, a alta do PIB gaúcho chega a 16,2% quando comparado com o primeiro semestre de 2020, desempenho também superior ao observado no País (6,4%).

Os destaques da economia gaúcha no segundo trimestre deste ano foram a agropecuária, que avançou 5,6%, e o setor de serviços, com alta de 1% na comparação com o primeiro trimestre. Os dois segmentos tiveram resultados superiores aos do Brasil (-2,8% e 0,7%, respectivamente). A indústria apresentou queda de 4,6% no período, puxada pelo resultado negativo da indústria de transformação (-5,4%).

Quando a comparação é feita com o mesmo período do ano passado, o destaque positivo segue sendo a recuperação da agropecuária. O setor apresentou crescimento de 103,7%, sendo as principais contribuições o aumento na produção de soja (80,6%), arroz (6,3%) e milho (4,3%).

No acumulado em quatro trimestres, o PIB do Rio Grande do Sul apresentou alta de 6,5%.