Como hábitos não saudáveis prejudicam o pós-operatório da cirurgia plástica

Julio Cesar Yoshimura
Julio Cesar Yoshimura

Usualmente, pessoas que optam por algum procedimento estético estão em busca de modificar algo em sua aparência que não os satisfaz. O Dr. Julio Cesar Yoshimura, cirurgião plástico e especialista em implante capilar, esclarece que essas condições podem ser tanto genéticas ou desencadeadas em momentos da vida por ações decorrentes do tempo, gestação ou de hábitos não saudáveis prolongados.

 

Para obter resultados satisfatórios com a cirurgia, é necessário um esforço coletivo entre médico e paciente. No caso do paciente, a cirurgia plástica possui um fator determinante: ao submeter-se a uma operação, o paciente está mais do que modificando algo em sua aparência, mas também está concordando em modificar seu estilo de vida no pós-cirúrgico se necessário. 

 

De acordo com o médico especialista Dr. Julio Cesar Yoshimura, após a cirurgia, o paciente que deseja vivenciar os benefícios do procedimento, deve seguir com seriedade nos períodos do pós-operatório e se comprometer a manter os hábitos saudáveis em sua vida para assegurar os resultados em que investiu. 

 

Confira, a seguir quais são esses aspectos que devem ser praticados após a cirurgia plástica:

 

Alimentação e práticas físicas adequadas

Uma alimentação adequada é aquela que prepara o corpo para uma recuperação eficiente. Segundo o Dr. Julio Cesar Yoshimura, pessoas que se alimentam corretamente possuem menores chances de desenvolverem complicações, como trombose. Isso alinhado à realização de atividades físicas, depois da recuperação e cicatrização, auxilia na prevenção do sedentarismo, por exemplo, que pode prejudicar os resultados.

 

Cuidados com a pele

Aqueles que não cuidam da pele após uma realização cirúrgica podem prejudicar a cicatrização e resultados de procedimentos invasivos na face. Por isso, é fundamental manter uma limpeza, hidratação adequada e proteção solar constantes como aliadas dos resultados estéticos. 

 

Repouso relativo

O Dr. Julio Cesar Yoshimura considera o repouso como algo obrigatório após a cirurgia. Conforme a orientação médica de cada procedimento, é essencial evitar esforços para prevenir inflamações, inchaços, cicatrizes indesejadas e demais complicações. Quando essa medida não é seguida, pode levar à abertura de suturas e necessidade de nova intervenção cirúrgica.

 

Corte do tabagismo

Por fim, o médico especialista Dr. Julio Cesar Yoshimura reforça que é fundamental cortar o tabagismo antes e depois do procedimento cirúrgico, pois as substâncias contidas no cigarro prejudicam a microcirculação sanguínea na derme, prejudicando, assim, tanto a realização quanto a cicatrização durante o pós-operatório.

Artigo anteriorLas habilidades comunicativas como factor de éxito profesional
Próximo artigoPrecificação dos produtos de farmácia: saiba como planejar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui