Com mais 38 mortes por Covid, RS apresenta platô de hospitalizações e média móvel

Estado tem 33.887 vítimas até esta quinta-feira (19), segundo Secretaria Estadual da Saúde. Porém, médias de óbitos e novos casos estabilizaram, e ocupação de leitos de UTI está em 62%. A Secretaria Estadual da Saúde (SES) confirmou, nesta quinta-feira (19), mais 38 mortes por Covid-19 no Rio Grande do Sul. A maioria delas aconteceu entre 5 e 18 de agosto, além de outras nove, que são de datas anteriores e tiveram a notificação confirmada só agora.
Com isso, o RS chega a 33.887 vítimas da doença desde o começo da pandemia.
A média móvel de óbitos segue em queda, com variação de -26% em comparação com duas semanas atrás. Porém, esta é a 5ª vez em seis dias em que a média semanal é a mesma — 26 —, o que indica que, mesmo com tendência de redução, o estado tenha atingido um platô na média de mortes.
Dias consecutivos de médias iguais são raros e foram observados especialmente no começo da pandemia. Veja o gráfico
Hospitalizações
Algo parecido é observado nas novas internações em tratamento intensivo. Com o fechamento de 50 leitos nesta semana e a capacidade total reduzida a 3.340 vagas, a taxa de ocupação total dos hospitais do RS ficou em 62%.
Nesta quinta, eram 2.051 pacientes internados em 3.340 leitos de UTI. Desses, 35% tinham diagnóstico positivo para coronavírus ou suspeita de síndrome respiratória aguda grave.
Há duas semanas, menos de 700 pacientes estão internados por Covid-19 em leitos de UTI. Além disso, a quantidade de leitos livres é proporcional a de leitos ocupados por outras doenças, o que mantém certo controle de operação e não pressiona o sistema de saúde. Observe o gráfico
A Secretaria identificou ainda 1.758 novos infectados pelo coronavírus. No total, o estado tem 1.395.995 casos confirmados em toda a pandemia.
Desses, 1.353.190 (97%) estão recuperados, 8.825 (0,6%) seguem em acompanhamento, e a taxa de letalidade é de 2,4%.
A média móvel de casos também está em queda, em relação a duas semanas atrás, com uma variação de -44%. Confira o gráfico
Vacinação
No RS, mais de 7,05 milhões de pessoas já receberam ao menos uma dose das vacinas contra a Covid. Ou seja, em torno de 61,7% dos residentes estão com imunização parcial.
Desses, 3,56 milhões de pessoas estão com o esquema vacinal completo, ou 31,2% da população com as duas doses ou a vacina de dose única.
Mapa da vacinação: veja a situação em cada estado
O consórcio de veículos de imprensa utiliza dados atualizados do IBGE e considera imunização completa apenas com ambas as doses ou a vacina da Janssen. Logo, os dados podem diferir levemente dos levantamentos oficiais das secretarias de Saúde.
Vídeos: RBS Notícias
Initial plugin text

Artigo anteriorÀ CPI, dono da Precisa acusa empresa dos Emirados Árabes de fraudar documentos da Covaxin
Próximo artigoGoverno diz buscar soluções para ‘amenizar’ reajustes na conta de luz em 2022