Chega a 12 total de mortos após surto de Covid no Hospital Conceição, em Porto Alegre


Vítimas são uma mulher de 79 anos e um homem de 70 anos. Ao todo, há 82 casos entre pacientes e 42 entre funcionários. Hospital Conceição, em Porto Alegre, é um dos maiores da rede pública no RS
Reprodução/RBS TV
O Hospital Nossa Senhora da Conceição confirmou, nesta terça-feira (17), mais duas mortes de pacientes em decorrência do surto de Covid-19 na unidade, na Zona Norte de Porto Alegre. Chega a 12 o total de mortos pelo coronavírus desde a confirmação dos casos, em 6 de agosto.
Conforme o Grupo Hospitalar Conceição (GHC), as vítimas são uma mulher de 79 anos e um homem de 70 anos. Ela, com problemas cardíacos, só tinha tomado uma dose da vacina contra o coronavírus. Já o idoso tinha tomado as duas doses, ele apresentava comorbidades cardíacas e pulmonares.
Entenda: Vacina tem risco mínimo de não proteger mesmo com duas doses
Estudos conduzidos com cada uma das vacinas em uso contra a Covid-19 apontam que os imunizantes diminuem, mas não zeram, a chance de casos graves e de morte pela doença. É por isso que, além de se vacinar, a população deve manter as outras medidas de proteção contra a doença.
Ao todo, foram identificados 82 pacientes com coronavírus em 15 alas do hospital, sendo 42 hospitalizados em enfermarias, oito em terapia intensiva (UTI) e 17 já com alta. O GHC afirma que 63% tomaram as duas doses da vacina.
Entre os servidores do hospital, são 42 infectados em 11 alas, com 81% de vacinados com a segunda dose. São 33 profissionais em isolamento domiciliar, um hospitalizado e dois com alta. Seis pessoas já retornaram ao trabalho.
A suspeita é de que as contaminações tenham sido provocadas pela variante delta do vírus, originada na Índia. O hospital aguarda resultado das análises, enviadas para a Fundação Oswaldo Cruz (Fio Cruz). Em razão do surto, a unidade restringiu visitas e atendimentos.
O Hospital de Clínicas de Porto Alegre também registrou um caso de Covid-19. Ao todo, 27 pessoas foram testadas com oito casos positivos no setor administrativo. Todos os trabalhadores com infecção confirmada apresentam quadros leves, afirma a instituição.
VÍDEOS: Tudo sobre o RS

Artigo anteriorAuxiliar de Castro diz que a gestão iria ‘evoluir’ junto com o tráfico
Próximo artigoPacote de R$ 76,1 milhões para a cultura é anunciado pelo governo do RS; veja as áreas contempladas