Canoas terá mutirão de vacinação contra a Covid e deve reduzir idade para 19 anos até sexta-feira

A prefeitura de Canoas, na Região Metropolitana, promove nesta quinta (19) e sexta-feira (20) um mutirão de vacinação contra a Covid-19. Até o final da semana, será possível reduzir a faixa etária para 19 anos (confira o cronograma abaixo).

As 27 unidades básicas de saúde funcionarão em horário estendido nestes dois dias, das 8h às 20h, para atender o público. É necessário apresentar documento de identidade com foto e CPF e comprovante de residência.

Para adolescentes de 12 a 17 anos com comorbidades, gestantes e puérperas, a vacinação segue na Sala de Imunização do HU (Hospital Universitário de Canoas), de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h. No local, também está disponível a segunda dose da Pfizer para gestantes e puérperas que fizeram a primeira dose da AstraZeneca até 5 de junho.

Novo critério de distribuição

O salto na faixa etária será possível em função da adoção de novo critério de distribuição de doses, anunciado pelo governo do Estado na segunda-feira (16), o que corrigirá o déficit de doses que estavam sendo enviadas ao município nos repasses anteriores.

A previsão é de que o município receba mais de 23 mil doses de imunizante nesta quarta-feira (18). O novo cálculo não leva mais em conta o critério de faixa etária, mas quantas doses para primeira aplicação o município ainda precisa receber para alcançar 100% da população de 18 anos ou mais.

Para corrigir o quantitativo de doses destinado a Canoas, a prefeitura afirma que já havia notificado o Estado em três ocasiões. Na semana passada, durante agendas em Brasília, o prefeito Jairo Jorge entregou ofício ao Ministério da Saúde solicitando critério igualitário na distribuição de vacinas contra a Covid-19.

Vacinação contra a Covid-19

Quinta-feira (19)

Público: pessoas com 22, 23, 24 anos ou mais

Locais: 27 UBSs

Horário: das 8h às 20h

Documentação necessária: documento de identidade com foto e CPF e comprovante de residência.

Sexta-feira (20)

Público: pessoas com 19, 20, 21 anos ou mais

Locais: 27 UBSs

Horário: das 8h às 20h

Documentação necessária: documento de identidade com foto e CPF e comprovante de residência.

Artigo anteriorSenado aprova prioridade para alunos com deficiência nas matrículas na rede pública
Próximo artigoRS tem 52 casos confirmados da variante delta do coronavírus, diz Secretaria da Saúde