Bovespa fecha no menor patamar desde abril com riscos políticos e fiscais


Nesta quarta-feira (18), o principal índice da bolsa recuou 1,07%, aos 116.642 pontos. Painel da B3 – Bovespa
Nelson Almeida/ AFP
O principal índice de ações da bolsa de valores de São Paulo, a B3, fechou em queda de 1,07%, aos 116.642 pontos, nesta quarta-feira (18), em meio à continuadas preocupações com os cenários político e fiscal no Brasil. Esse é o menor patamar desde 1º de abril (115.253 pontos).
A Vale atuou entre as maiores pressões de baixa neste pregão, com queda acima de 3%, na esteira do declínio dos preços do minério de ferro na China.
Com o resultado, a bolsa acumula queda de 4,24% na semana e de 2% no ano.
Já o dólar fechou em forte alta e voltou a passar de R$ 5,35.
Cenário
Nesta quarta, as expectativas do mercado giram em torno da divulgação da ata última reunião de política monetária do Federal Reserve (Fed), que pode oferecer sinais sobre quando o banco central norte-americano começará a reduzir os seus estímulos. O documento também podem trazer os estágios iniciais da discussão sobre quando aumentar a taxa de juros da maior economia do mundo.
Na China, os contratos futuros do minério de ferro negociados na China recuaram mais de 4% e atingiram o menor patamar desde 24 de março, pressionados por um aumento nos estoques em portos e por restrições à produção de aço.
Por aqui, permanecia no radar dos investidores a escalada da tensão política e as preocupações com a trajetória da dívida pública.
A Câmara dos Deputados adiou mais uma vez nesta terça-feira (17) a votação do projeto de reforma do Imposto de Renda de Pessoa Físicas, empresas e investimentos, em meio às divergências e críticas ao projeto. Analistas tem alertado que as últimas mudanças gerariam perda de arrecadação do governo, um revés adicional à já delicada situação das contas públicas – elemento que há tempos tem mantido prêmio de risco na taxa de câmbio.
O plenário da Câmara aprovou, entretanto, em segundo turno, a proposta de Emenda à Constituição (PEC) que estabelece a retomada das coligações nas eleições proporcionais (de deputados e vereadores). O textos segue para análise do Senado.
Como a crise institucional provocada por Bolsonaro impacta a economia
Miriam Leitão sobre reforma do IR: ‘Proposta está longe de um consenso’
Variação do Ibovespa em 2021
G1
Variação do Ibovespa em 2021
G1

Artigo anteriorFux sinaliza que vai mais ouvir do que falar em encontro com Ciro Nogueira nesta noite
Próximo artigoNovatas na B3 sofrem com momento adverso no mercado