Santa Cruz do Sul recebe alerta em razão da pandemia; governo do RS pede medidas mais rígidas em outras sete regiões


Ao todo, estado tem 13 regiões em Alerta e 7 sob Aviso. Apenas uma localidade ainda não foi notificada no Sistema 3 As de Monitoramento. Mapa mostra regiões do RS que receberam Alerta do governo do estado pela situação da pandemia
Palácio Piratini/Divulgação
A região de Santa Cruz do Sul recebeu, nesta quarta-feira (2), um alerta do governo do Rio Grande do Sul, dentro do Sistema 3 As de Monitoramento da pandemia de Covid. Esse é o segundo nível de três, além de aviso (fase 1) e ação (fase 3).
Outras sete regiões (Cachoeira do Sul, Caxias do Sul, Cruz Alta, Palmeira das Missões, Passo Fundo, Santa Rosa e Santo Ângelo) receberam novos alertas. O governo alega o agravamento da pandemia e pede que sejam adotadas medidas mais enérgicas de enfrentamento à disseminação do coronavírus.
As oito localidades devem apresentar planos de ação para o Gabinete de Crise do Palácio Piratini em um prazo de 48h. Além delas, outras cinco regiões já receberam alertas anteriormente.
A partir do envio do plano de ação, as medidas podem ser adotadas pela região imediatamente, sem necessidade de esperar um aval do governo. O Gabinete de Crise irá avaliar os protocolos propostos. Se necessário, o órgão sugere novas alterações.
RS tem mais 130 mortes por Covid; lotação de UTIs chega a 88%
Cidades adotam medidas restritivas no feriado de Corpus Christi
4ª onda: especialistas avaliam chances de novo pico de mortes
O governo também emitiu avisos para Lajeado, pela primeira vez, além de Bagé e Novo Hamburgo, que já haviam recebido notificação, mas não apresentaram melhora na situação da Covid-19.
Ao todo, sete localidades estão na primeira fase do sistema de monitoramento.
Situação das regiões:
Alerta: Santa Cruz do Sul, Cachoeira do Sul, Caxias do Sul, Cruz Alta, Palmeira das Missões, Passo Fundo, Santa Rosa, Santo Ângelo, Erechim, Ijuí, Pelotas, Santa Maria e Uruguaiana
Aviso: Bagé, Lajeado, Novo Hamburgo, Capão da Canoa, Guaíba, Porto Alegre e Taquara
Sem notificação: Canoas
VÍDEOS: Tudo sobre o RS