RS distribui doses para completar vacinação de idosos; Porto Alegre inicia imunização de pessoas com comorbidades


Segundo Secretaria Estadual da Saúde, ampliação da imunização é motivada pela entrega de 353.750 doses da vacina de Oxford/AstraZeneca. Veja lista com grupo que pode ser vacinado. Doses serão distribuídas a partir de sexta (30) por cidades do RS
Itamar Aguiar/Palácio Piratini
A Secretaria Estadual da Saúde (SES) definiu que 100% das doses da vacina de Oxford/AstraZeneca, entregues nesta quinta-feira (29), serão destinadas a completar a imunização de idosos contra o coronavírus. Segundo o órgão, a medida irá viabilizar o início da imunização de pessoas com comorbidades (veja grupos abaixo).
A decisão foi tomada após reunião de representantes da pasta com o Conselho das Secretarias Municipais de Saúde (Cosems). Os lotes com 353.750 doses serão distribuídos a partir de sexta (30) (veja cronograma abaixo).
Segundo diretora de Atenção Primária e Políticas de Saúde da SES, Ana Costa, os municípios poderão definir a estratégia local de vacinação.
“Se quiser terminar a fase dos idosos e depois partir para as comorbidades, pode fazer. Se quiser abrir para todos de forma concomitante, também é possível”, disse.
Porto Alegre
A Prefeitura de Porto Alegre comunicou o início da imunização de pessoas com comorbidades nesta sexta (30).
Segundo a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) serão disponibilizadas doses para 334 pessoas com Síndrome de Down, 2.580 gestantes e puérperas, 2.446 portadores de deficiência cadastrados no plano BPC com idade 54 e 59 anos e 1.200 portadores de HIV dos 54 aos 59 anos.
O imunizante será disponibilizado nas unidades de saúde da Capital.
RS deve receber 32,7 mil doses da vacina da Pfizer na próxima semana
Grupos prioritários
Pessoas com Síndrome de Down maiores de 18 anos
Pessoas com doenças renais que fazem tratamento por diálise maiores de 18 anos
Gestante e puérperas (passaram há menos de 45 dias pelo parto) e têm alguma comorbidade, maiores de 18 anos
Pessoas com 54 a 59 anos com comorbidades
Pessoas com deficiência permanente cadastradas no programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC) de 55 a 59 anos
Distribuição das doses
Retirada na Central Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (Ceadi), em Porto Alegre: Coordenadorias Regionais de Saúde (CRS) de Porto Alegre, Cachoeira do Sul, Santa Cruz do Sul, Lajeado, Osório e a SMS de Porto Alegre.
Distribuição terrestre: as CRS de Santa Maria e Alegrete retiram as doses em Santa Maria, às 13h. Durante a tarde, poderão retirar suas cargas os municípios Alvorada, Canoas, Esteio, Gravataí, Montenegro, Novo Hamburgo, São Leopoldo, Sapucaia do Sul, Taquara e Viamão.
Distribuição aérea: serão entregues as vacinas das CRS de Caxias do Sul, Frederico Westphalen, Pelotas, Passo Fundo, Bagé, Cruz Alta, Erechim, Santo Ângelo, Santa Rosa, Palmeira das Missões e Ijuí. Os pousos estão programados para as cidades de Erechim, Palmeira das Missões, Santo Ângelo, Bagé e Pelotas.
VÍDEOS: Tudo sobre o RS