Covid: veja os grupos com comorbidades e a idade de quem pode ser vacinado no RS


Municípios vacinam pessoas com comorbidades, síndrome de Down, doenças renais, deficiência permanente, além de gestantes e puérperas. Porto Alegre vacina pessoas com comorbidade com idade entre 58 e 59 anos
Cristine Rochol/PMPA/Divulgação
A chegada de mais doses de vacinas contra a Covid no Rio Grande do Sul, na noite de segunda-feira (3), fez com que as cidades do estado avançassem os grupos prioritários, ampliando o atendimento de pessoas com comorbidades. O G1 e a RBS TV conferiram como está a situação da vacinação nos principais municípios do estado. Veja abaixo.
Como o Ministério da Saúde prevê que os municípios podem adotar estratégias próprias de vacinação, levando em consideração o número de pessoas em cada grupo, o ritmo da vacinação é diferente em diversas cidades.
As 32,7 mil doses da vacina da Pfizer foram distribuídas em Porto Alegre, que pretende ampliar a imunização de idosos e do novo grupo, cuja vacinação começou na última semana.
Segundo a Secretaria Estadual da Saúde, as 413,7 mil doses do imunizante da Oxford/AstraZeneca serão destinadas aos municípios, para vacinação de pessoas com comorbidades.
A fase 1 desta etapa da vacinação engloba pessoas com síndrome de Down, pessoas com doenças renais que fazem tratamento por diálise, gestante e puérperas (parto realizado há menos de 45 dias) e com comorbidade, pessoas com deficiência permanente cadastradas no programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC) de 55 a 59 anos, além de pacientes de 54 a 59 anos com comorbidades (veja a lista completa).
Veja os grupos e as idades que podem se vacinar
Região Metropolitana
Porto Alegre: pessoas com comorbidades com idade de 58 e 59 anos, síndrome de Down, gestantes e puérperas com comorbidades, cadastrados no BPC e pessoas com HIV/Aids com idade entre 55 e 59 anos. Confira atualização diária da vacinação na Capital.
Alvorada: pessoas com obesidade mórbida e anemia falciforme. Na quarta (5), pessoas com comorbidades e cadastrados no BPC com 59 anos. Na quinta (6), com 58 anos. Na sexta (7), com 57 anos. No sábado (8), com 56 anos.
Cachoeirinha: pessoas com comorbidades com idade de 55 a 59 anos, síndrome de Down, doenças renais, gestantes e puérperas com comorbidades, cadastrados no BPC com idade entre 55 e 59 anos.
Canoas: pessoas com síndrome de Down e com doença renal. Na quarta (5), cadastrados no BPC com idade de 40 a 59 anos, gestantes e puérperas com comorbidade.
Esteio: pessoas com comorbidades com idade de 50 a 59 anos, síndrome de Down, doenças renais, gestantes e puérperas com comorbidades, cadastrados no BPC com idade entre 55 e 59 anos.
Gravataí: pessoas com comorbidades com idade de 55 a 59 anos, síndrome de Down, gestantes e puérperas com comorbidades, cadastrados no BPC com idade entre 55 e 59 anos.
Novo Hamburgo: pessoas com comorbidades com idade de 47 a 59 anos, síndrome de Down, doenças renais, gestantes e puérperas com comorbidades, cadastrados no BPC com idade entre 47 e 59 anos.
São Leopoldo: pessoas com comorbidades com idade de 54 a 59 anos, síndrome de Down, doenças renais, gestantes e puérperas com comorbidades, cadastrados no BPC com idade entre 54 e 59 anos.
Serra
Bento Gonçalves: pessoas com comorbidades com idade de 55 a 59 anos, gestantes e puérperas com comorbidades. Pacientes de hemodiálise serão vacinados quando realizarem o procedimento. Pessoas com síndrome de Down serão vacinadas na quinta (6).
Caxias do Sul: entre terça (4) e quarta (5), essoas com comorbidades com idade de 59 anos, gestantes e puérperas com comorbidades, síndrome de Down e cadastrados no BPC com idade de 59 anos. Na quinta (6) e sexta (7), pessoas com comorbidades e cadastrados no BPC com 58 anos, além de pessoas com síndrome de Down, gestantes e puérperas com comorbidades. Confira detalhes.
Caxias do Sul vacina pessoas com comorbidades, gestantes e puérperas
Centro
Santa Maria: pessoas com doenças renais. Na quinta (6) e no sábado (8), pessoas com comorbidades com idade de 50 a 59 anos.
Santa Maria inicia vacinação de pessoas com comorbidades
Vales
Lajeado: pessoas com diabete com idade de 55 a 59 anos, síndrome de Down, gestantes e puérperas com comorbidades e cadastrados no BPC com idade entre 55 e 59 anos. Pacientes que fazem hemodiálise serão vacinados em local específico.
Santa Cruz do Sul: pessoas com comorbidades com idade de 58 e 59 anos, síndrome de Down, gestantes e puérperas com comorbidades e cadastrados no BPC com idade entre 55 e 59 anos. Pessoas com comorbidades com idade inferior a 58 anos serão vacinadas ao longo da semana.
Norte
Passo Fundo: pessoas com comorbidades com idade de 45 a 59 anos, cadastrados no BPC com idade de 45 a 59 anos, gestantes e puérperas.
Passo Fundo vacina pessoas com comorbidades a partir de 45 anos nesta terça
Sul
Pelotas: começa na quinta (6), vacinando cadastrados no BPC com idade de 59 a 54 anos e pessoas com doença renal crônica em hemodiálise. Na sexta (7), gestantes e puérperas com comorbidades e pessoas com síndrome de Down. O município exige apresentação de atestado.
Rio Grande: começa na quarta (5), vacinando pessoas com síndrome de Down, gestantes e puérperas. Entre quinta (6) e sexta (7), pacientes que fazem hemodiálise e pessoas com comorbidades com 59 anos. Demais idades a partir da próxima semana.
Fronteira
Bagé: pessoas com comorbidades com idade de 50 a 59 anos, apresentando comprovação da patologia por laudo ou receita médica em nome do paciente e documento de identificação com foto.
Candiota: pessoas com comorbidades com idade de 50 a 59 anos, síndrome de Down, doença renal, gestantes e puérperas com comorbidades, cadastrados no BPC.
Pinheiro Machado: pessoas com comorbidades com idade de 55 a 59 anos, síndrome de Down, doença renal, gestantes e puérperas com comorbidades e cadastrados no BPC com idade entre 55 e 59 anos.
Santana do Livramento: começa na quarta (5), vacinando pessoas com comorbidades com idade de 55 a 59 anos, síndrome de Down, doença renal, gestantes e puérperas com comorbidades e cadastrados no BPC com idade entre 55 e 59 anos.
Noroeste
Cruz Alta: pessoas com comorbidades com idade de 55 a 59 anos.
Santo Ângelo: começa na quarta (5), vacinando pessoas com comorbidades com idade de 58 e 58 anos, grávidas e puérperas. Na quinta (6), idade de 56 e 57. Na sexta (7), idade de 53 a 55. Na terça (11), idade de 50 a 52.
Santa Rosa: pessoas com comorbidades com idade de 55 a 59 anos, síndrome de Down, doença renal, gestantes e puérperas com comorbidades, cadastrados no BPC e pessoas com diabetes com idade entre 55 e 59 anos.
VÍDEOS: Tudo sobre o RS