Cidades começam a vacinar idosos com mais de 85 anos contra a Covid no RS


Estado recebeu nova remessa de 193,2 mil doses da CoronaVac, que foi distribuída aos municípios. Olívio de Lara da Silva, de 100 anos, foi vacinados em casa por uma equipe da Secretaria de Saúde em Passo Fundo
Diogo Zanatta/Divulgação
Cidades do Rio Grande do Sul já estão começando a vacinar idosos com mais de 85 anos contra a Covid-19. Outros municípios vão iniciar a imunização do grupo ainda esta semana. O estado recebeu, no domingo (7), uma nova remessa de 193,2 mil doses da CoronaVac, do Instituto Butantan, que foi distribuída aos municípios.
Em Porto Alegre, de acordo com o cronograma da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), pessoas com mais 90 anos devem receber a primeira dose na quarta-feira (10). Veja aqui o cronograma completo.
Veja como será a vacinação no interior
Vale do Taquari
A vacinação em Lajeado iniciou na manhã desta terça, às 7h30, na Central de Vacinas que fica no Centro de Saúde Montanha.
Nesta remessa, são 1,2 mil doses que têm como público alvo idosos com 85+ e profissionais da área da saúde.
Em frente ao Centro de Saúde, desde as 11h desta terça, ocorre também um drive-thru de vacinação. Há também prevista a ida de profissionais de saúde às residências de acamados.
Serra
Em Caxias do Sul, a vacinação de idosos com mais de 90 anos aconteceu na segunda-feira (8). No mesmo dia, chegaram mais 6.730 doses e a prefeitura resolveu antecipar para esta terça a vacinação de idosos com 85 anos ou mais, que inicialmente estava prevista para começar na quarta.
A vacinação é no formado drive-thru em dois pontos da cidade. Na Rua Plácido de Castro e nos pavilhões da Festa da Uva. Para se vacinar, os idosos não precisam sair do carro, mas é preciso apresentar um documento oficial com foto e CPF, além do cartão SUS, se o idoso tiver.
A vacinação deste grupo prioritário está prevista para ir até sexta-feira (12) ou enquanto durarem as doses.
Nesta terça, também começaram a ser vacinadas pessoas acamadas acima dos 60 anos. A equipe de saúde vai até a casa dessas pessoas. Elas devem estar cadastradas nas Unidades Básicas de Saúde da sua região. O trabalho começa pela Zona Norte da cidade. Para mais informações, basta ligar para o número 156.
Em Canela, a vacinação para quem tem 85 anos ou mais acontece na estrutura anexa à Unidade Central de Saúde.
Em Farroupilha, a imunização está ocorrendo para idosos com 90 anos ou mais. As vacinas estão sendo aplicadas em frente ao Salão Comunitário Luterano, no bairro Pio X.
Em Bento Gonçalves, a imunização dos idosos, acima de 90 anos, ocorrerá no sábado (13) e domingo (14), entre 10h e 16h, e será em formato drive-thru para evitar aglomerações. As doses serão aplicadas na Fundaparque. É obrigatório apresentar documento oficial com foto e CPF, e levar cartão SUS. Não é necessário agendamento.
Em Flores da Cunha, 420 doses da CoronaVac chegaram na cidade na segunda. Desse lote, 80 serão destinadas para profissionais da saúde e 340 para idosos acima de 85 anos e idosos acamados com mais de 80.
A vacinação dos idosos com mais de 85 anos ocorre na quarta-feira (10), das 8h às 11h30min e das 13h30min às 17h, no Salão Paroquial. É preciso apresentar documento com foto, carteira de vacinação e cartão SUS.
A imunização dos idosos acamados com mais de 80 anos será realizada com agendamento pelo telefone (54) 3292-6825. Os profissionais da área da saúde que ainda não foram vacinados podem entrar em contato com o serviço de epidemiologia também pelo mesmo telefone.
Gramado recebeu mais 560 doses de CoronaVac na segunda. Desta remessa, 170 serão aplicadas em profissionais da saúde e 390 em idosos acima de 85 anos. Segundo último levantamento, Gramado possui 906 pessoas com idade superior a 85 anos. A prefeitura informou que a vacinação deve ter início ainda nesta semana, mas ainda não definiu como será.
Nova Petrópolis recebeu 400 doses da Coronavac, que serão utilizadas para vacinação de idosos de 85 anos ou mais e pessoas acamadas a partir dos 60 anos. A aplicação das vacinas nestes públicos começa às 8h desta quarta-feira.
As vacinas serão aplicadas em todas as unidades básicas de saúde (UBSs), sendo que cada idoso deve ir receber a vacina no posto de saúde em que ele sempre é atendido. Os idosos com mais de 60 anos que estão acamados serão vacinados em casa. As equipes das UBSs entrarão previamente em contato com as famílias.
Região Norte
Em Erechim, chegaram 1.640 novas doses da vacina e com isso a prefeitura começou nesta terça uma nova etapa da campanha de vacinação. Profissionais da área da saúde com mais de 40 anos, que estão em atividade, foram chamados para receber a dose da vacina a partir das 9h no auditório da Secretaria Municipal de Saúde.
Além deles, a prefeitura vai iniciar na tarde desta terça a vacinação em idosos acima de 85 anos. Eles vão receber a vacina em casa. O município esta trabalhando para mapear e cadastrar todos os moradores da cidade com mais de 85 anos, para que eles não precisem sair de casa para receber a imunização.
Agentes comunitários estão visitando os idosos para realizar esse cadastro nos bairros. A orientação é para que aguardem a visita dos agentes de saúde ou façam o cadastro pelo Whatsapp – (54) 9 9261-6816 / 99158-7539.
Em Erechim, todos os profissionais da saúde que trabalham na linha de frente foram vacinados. A cidade imunizou 2.404 pessoas, entre profissionais da saúde, idosos que vivem em lares e indígenas, seguindo o Plano Nacional de Imunização.
Em Passo Fundo, cerca de 230 pessoas acamadas com mais de 60 anos receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19. A cobertura deste grupo prioritário teve início na quinta (4) e seguirá pelos próximos dias. Seis equipes foram organizadas e divididas em regiões para vacinação nas residências dos idosos.
Após a conclusão da vacinação dos acamados, inicia a imunização dos idosos com mais de 75 anos e dos trabalhadores de saúde que atuam em ambulatórios e setores de pronto atendimento, seguidos pelos profissionais de consultórios, laboratórios e demais espaços com atendimento ao público.
Inoema dos Santos da Silva, de 95 anos, foi vacinada em casa por uma equipe da Secretaria de Saúde
Diogo Zanatta/Divulgação
Região Sul
Nesta terça, a Prefeitura do Rio Grande vai receber mais 2.630 doses de vacinas contra a Covid-19 para atender idosos acima de 85 anos e outras 820 doses para profissionais de saúde. Na quarta-feira, as unidades de Saúde vão começar a comunicar as famílias desses idosos para receberem as equipes de vacinação.
A intenção da prefeitura é vacinar esse grupo de idosos até sábado (13). Não há necessidade deles irem até os postos de saúde para receber as doses. As equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF) irão nos domicílios. É importante que os telefones de contato estejam atualizados junto às unidades de referência para que as famílias sejam informadas da visita das equipes de vacinação. As doses vão estar disponíveis enquanto não forem vacinados todos nesse grupo prioritário.
As 2.630 doses são para atender 40% dos idosos acima de 85 anos, segundo a prefeitura.
Em Pelotas, a remessa de 7.110 doses servirá para a imunização, a partir de quarta-feira, de idosos com idade acima de 85 anos e de profissionais da saúde. De acordo com a 3ª Coordenadoria Regional de Saúde, são 4.890 aplicações para os idosos integrantes do grupo e 2.220 destinadas aos trabalhadores e profissionais da saúde.
Conforme a direção de Atenção Primária da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), os idosos receberão a vacina em Unidades Básicas de Saúde (UBSs).
A SMS reforça a importância dos idosos acamados serem cadastrados no site da prefeitura para garantir a aplicação. Equipes da secretaria irão até as casas das pessoas cadastradas para realizar a imunização.
Região Central
Santa Maria recebeu 5.530 doses da vacina nessa última remessa. Cerca de três mil doses serão para os idosos com 85 anos ou mais e o restante para trabalhadores da saúde.
A vacinação desses idosos será quinta-feira (11). Começa às 13h30, por ordem de chegada, até o estoque ser finalizado.
Os idosos com mais de 85 anos que tenham dificuldade de locomoção poderão ir até as UBSs de carro e solicitar a vacina no veículo.
Fronteira
Uruguaiana recebeu 1.490 doses da vacina. Cerca de 79% deste total será para idosos acima de 85 anos (1.170 doses), e cerca de 21% para trabalhadores da saúde (320 doses).
Para os trabalhadores da saúde, a campanha de vacinação começa nesta quarta-feira, das 8h às 14h, no posto de saúde central. O grupo de idosos de 85 anos ou mais será atendido entre quarta e sexta-feira nos postos de saúde dos bairros, entre 7h30 e 11h30 da manhã.
Os idosos acamados já cadastrados serão vacinados durante a tarde. O cadastro é feito nos postos de saúde e há possibilidade de se inscrever para receber a vacina ainda nesta remessa.
No sábado, idosos que não conseguiram se vacinar durante a semana podem ir à sala de vacina do posto central entre 9h e 16h.
Bagé recebeu 2.060 doses. Elas serão aplicadas em idosos a partir de 85 anos e nos profissionais da área da saúde que atendem casos suspeitos de Covid-19 e atuam com pacientes confirmados com a doença.
As doses serão aplicadas de três formas: nesta terça, começa a aplicação nos postos de saúde. Na quarta, 300 vacinas serão disponibilizadas em formato drive-thru. E, ao longo da semana, os atendimentos ocorrerão em domicílio (para idosos acamados, que não tem condições de se deslocar para receber a dose. Agendamentos podem ser feitos pelo telefone (53) 3240-5237).
VÍDEOS: Jornal do Almoço