Ator Sirmar Antunes ganha Troféu Leonardo Machado no Festival de Cinema de Gramado


Iniciativas voltadas ao cinema também receberam troféus, que são inéditos e concedidos pelo governo do estado. Vencedores dos prêmios principais serão conhecidos no sábado (21). Ator Sirmar Antunes é o vencedor do Troféu Leonardo Machado, entregue durante o Festival de Gramado
Maris Strege
O ator Sirmar Antunes é o vencedor do Troféu Leonardo Machado, concedido pela Secretaria de Cultura do Estado durante o Festival de Cinema de Gramado, que acontece até o próximo sábado (21), em formato online.
Ator de filmes como “Neto Perde Sua Alma” e “Lua de Outubro”, Sirmar atua há mais de 40 anos no cinema e audiovisual do estado.
“Com este prêmio, pretendemos fazer jus à inestimável contribuição de Sirmar Antunes para o cinema gaúcho: um ícone, cuja história se confunde à de nosso cinema e cuja imagem está eternizada em tantas obras que marcam nossa produção”, justificou o júri.
Prêmio Novas Façanhas
Além do troféu, o prêmio Novas Façanhas, que também estreia no festival com o patrocínio da Secretaria de Cultura, também foi anunciado. O reconhecimento, destinado a projetos inovadores no cinema do estado, foi concedido a três iniciativas: Festival de Cinema Estudantil de Guaíba, Associação Profissional dos Técnicos Cinematográficos (APTC/RS) e Coletivo Mbyá-Guarani de Cinema.
A programação do 49º Festival de Cinema de Gramado exibe nesta quinta-feira (19) dois longas: “Jesus Kid”, da mostra competitiva nacional, e “Planta Permanente”, da mostra estrangeira. Também traz dois curtas: “A fome de Lázaro” e “Da janela eu vejo o mundo”.
As exibições são pelo streaming do Globoplay e pelo Canal Brasil.
Na sexta (20), será exibido o filme de encerramento, “Fourth Grade”, e, no sábado (21), ocorre a cerimônia de premiação, com transmissão nos canais do Festival na internet.
Confira longas brasileiros indicados para o Festival de Cinema de Gramado 2021
VÍDEOS: Tudo sobre o RS

Artigo anteriorRio Grande do Sul registra 1.758 novos casos de Covid-19 e mais 38 mortes provocadas pela doença
Próximo artigoSTF pede informações à CPI da Covid sobre depoimento de ex-secretário de Saúde do DF