Eleições 2020: candidatos à Prefeitura de Porto Alegre fazem campanha nesta segunda


José Fortunati (PTB) fez uma sequencia de entrevistas pelas internet, dentro do estúdio onde grava os programas eleitorais, enquanto João Derly (Republicanos) visitou uma creche particular na Vila Ipiranga. Sebastião Melo (MDB) gravou programa eleitoral, na Usina do Gasômetro. Os candidatos à Prefeitura de Porto Alegre cumpriram compromissos de campanha nesta segunda-feira (19), de acordo com agenda eleitoral na cidade. A RBS TV acompanha três candidatos por dia.
Veja em ordem alfabética, do nome na urna, como foi o dia dos candidatos: José Fortunati (PTB), João Derly (Republicanos) e Sebastião Melo (MDB).
Confira as agendas dos candidatos à Prefeitura de Porto Alegre
José Fortunati (PTB)
José Fortunati (PTB)
Reprodução/RBS TV
O candidato José Fortunati, do PTB, fez uma sequencia de entrevistas pelas internet, dentro do estúdio onde grava os programas eleitorais. A primeira delas a jornalistas de São Paulo. Na pauta, questões sobre a política local e nacional. Fortunati falou sobre como pretende organizar o ano letivo de 2021, caso seja eleito, e também sobre os planos para melhorar a qualidade da educação na cidade.
“Em primeiro lugar, temos que garantir que ano letivo de 2021 aconteça com muita segurança. Comunidade tem que ter um protocolo de saúde bastante seguro pra que ao voltar pras aulas, a comunidade escolar tenha essa segurança. Em segundo lugar, temos que trabalhar retorno da escola de tempo integral, que na minha gestão nós aplicamos em todas as escolas e que infelizmente atualmente poucas escolas continuam com educação em turno integral. Terceira proposta é trabalharmos para formação continuada dos profissionais da educação pra que nós possamos crescer no IDEB”.
João Derly (Republicanos)
João Derly (Republicanos)
Reprodução/RBS TV
João Derly, candidato do Republicanos, visitou uma creche particular na Vila Ipiranga, na Zona Norte de Porto Alegre. Ele conversou com a proprietária da escolinha e conheceu as medidas adotadas para proteger às crianças do novo coronavírus. O candidato disse que, se eleito, pretende criar projetos para ampliar o atendimento integral dos alunos na rede municipal.
“A gente vai trabalhar fortemente no plano municipal de educação e aí ouvir todo o setor e a gente colher dados pra gente poder fazer ação mais efetiva pra melhorar a educação da cidade de Porto alegre. Trabalhar também fortemente na questão do contraturno, porque eu sou fruto do contraturno. Quando criança eu pude conhecer o judô, que me levou a ter vários benefícios na questão esportiva. A gente poder fortalecer a questão esportiva, achar as altas habilidades que estão escondidas. A gente vai trabalhar fortemente pra gente achar as altas habilidades e oportunizar as crianças a se desenvolverem”.
Sebastião Melo (MDB)
Sebastião Melo (MDB)
Reprodução/RBS TV
Sebastião Melo, candidato à prefeitura pelo MDB, gravou programa eleitoral, na Usina do Gasômetro, na Orla do Guaíba, onde falou sobre o projeto de obras do local. Na ocasião, o candidato também destacou suas propostas para a educação na Capital. Ele falou da retomada das aulas no ano que vem e do plano para aumentar a nota do Ideb, o Índice de desenvolvimento da educação básica.
“Quero discutir fortemente o combate à evasão escolar. Quero discutir também um plano de metas pra cada escola. Eu penso que o diretor de uma escola tem que acompanhar turma por turma, e aquela turma daqueles que não estiverem bem numa turma, tem que ir pro reforço escolar pra aprender, mas reforço escolar no turno inverso. Acredito numa escola que você potencialize os conselhos municipais, que envolva a comunidade. Acredito numa escola que tenha mais tecnologia, que ensine o aluno pra vida”.
Pesquisa do Ibope revela intenções de voto para a Prefeitura de Porto Alegre nas eleições
Veja outros vídeos sobre Eleições 2020 no RS