Na Serra Gaúcha, Gramado volta a suspender as atividades esportivas por causa do coronavírus

A medida vale até 9 de novembro, quando deve ser reavaliada a situação epidemiológica no município. (Foto: Divulgação)

A Vigilância Sanitária de Gramado, na Serra Gaúcha, suspendeu temporariamente todos os eventos esportivos no município. A medida tem como objetivo reduzir a ocorrência de casos de coronavírus na cidade.

As atividades atingidas incluem carteado, bocha, bilhar, futebol e afins, além de atividades de escolas esportivas. A medida vale até 9 de novembro, quando deve ser reavaliada a situação epidemiológica no município.

Na justificativa da decisão, a Vigilância Sanitária cita “o agravamento da situação e o aumento exponencial do número de casos ativos de Covid-19 no município”. Nas últimas cinco semanas a média de novos casos tem sido superior a 100.

Até esta quinta-feira (15), Gramado registrou 1.547 casos positivos, dos quais 115 estavam ativos. Outros 1.405 estão curados.

O Hospital Arcanjo São Miguel tem, atualmente, 12 moradores de Gramado confirmados com covid-19: nove na UTI e três na enfermaria. Há, ainda, seis casos suspeitos de Gramado: dois na UTI e quatro na enfermaria.

Dois pacientes naturais de outros municípios também estão internados na UTI do São Miguel com confirmação de covid-19. Há mais um caso suspeito de morador de outra cidade na enfermaria.

Nota

A Secretaria de Esporte e Lazer da cidade de Gramado divulgou uma nota sobre o fato de jogadores de futsal terem entrado em quadra para uma final de campeonato mesmo com a suspeita de infecção pelo novo coronavírus.

“A Secretaria de Esporte e Lazer cumpriu com os protocolos sanitários e plano de contingência e repudia a atitude que colocou em perigo, além dos atletas e árbitros, os funcionários da Prefeitura que organizaram e trabalharam na competição”, diz trecho da nota.

“Em função deste caso e denúncias recebidas, a Vigilância Sanitária não atendeu o pedido da Secretaria de Esportes para rever a decisão de paralisar as atividades esportivas na cidade”, completa o documento.

“Atitudes como estas colocam a perder todo o nosso esforço para a retomada do esporte em Gramado. Montamos um protocolo sério para a retomada com controle de acesso aos espaços, medição de temperatura, isolamento das arquibancadas e uma série de iniciativas para evitar aglomerações. Tudo isso vai por água abaixo, infelizmente”, destacou o titular da pasta, Jacó Schaumloeffel.

Estado

O Rio Grande do Sul registrou nesta quinta 1.997 novos casos de coronavírus e foram confirmados mais 45 óbitos, de acordo com dados da SES (Secretaria Estadual da Saúde). O total de diagnósticos positivos para a doença desde o início da pandemia é de 218.835 e o de óbitos 5.282. Os recuperados são 205.543 (94% dos casos).

Com as últimas inclusões, apenas o município de Cerro Branco não possui casos registrados de covid-19. Os outros municípios, 99,8% dos 497, têm pelo menos uma infecção contabilizada. A atualização teve ainda 93 casos excluídos por duplicidade ou revisão de resultado.

Dos óbitos divulgados nesta quinta, três são de agosto e setembro e agora tiveram a ficha de notificação concluída. Os demais são de datas entre os dias 4 e 15 de outubro.

Voltar Todas de Rio Grande do Sul