Bovespa opera em queda com cena externa desfavorável


Na quarta-feira, Ibovespa fechou em alta de 0,84%, a 99.334 pontos. A bolsa de valores brasileira, a B3, opera em queda nesta quinta-feira (15), contaminada pelo viés externo, em meio a preocupações sobre os efeitos de uma nova onda de coronavírus na Europa, com os investidores de olho também na trajetória da situação econômica e fiscal do Brasil.
Às 10h10, o Ibovespa caía 1,46%, a 97.882 pontos. Veja mais cotações.
Na quarta-feira, a bolsa fechou em alta de 0,84%, a 99.334 pontos. Com o resultado, passou a acumular alta de 5% no mês. No ano, ainda há perda de 14,10%.
s
Cenário externo e local
No Brasil, o Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), sinalizador do Produto Interno Bruto (PIB), teve alta de 1,06% em agosto na comparação com julho. A expectativa era de alta de 1,60%, segundo a Reuters.
Na cena política, o presidente Jair Bolsonaro mandou afastar o vice-líder do governo no Senado, senador Chico Rodrigues (DEM-RR), segundo o Blog do Valdo Cruz. O parlamentar foi alvo de uma operação da Polícia Federal nesta quarta-feira (14) e foi flagrado tentando esconder dinheiro na cueca.
Na Europa, o tom negativo prevalecia, com o ressurgimento de casos de Covid-19 em todo o continente, além de esperanças cada vez menores de mais estímulo fiscal nos Estados Unidos antes da eleição presidencial.
Em Wall Street, investidores avaliavam um aumento inesperado no número de pedidos semanais de auxílio-desemprego após o secretário do Tesouro norte-americano, Steven Mnuchin, frustrar as esperanças de mais auxílio fiscal antes de novembro.
Os pedidos iniciais de auxílio-desemprego totalizaram 898 mil ajustados sazonalmente na semana encerrada em 10 de outubro, contra leitura de 845 mil na semana anterior, informou o Departamento do Trabalho dos EUA.
Entre as commodities, os preços do petróleo também recuavam fortemente.
Chico Rodrigues, vice-líder do governo Bolsonaro no Senado, carregava dinheiro na cueca
Variação do Ibovespa em 2020
G1 Economia
VÍDEOS: últimas notícias de Economia