Eleições 2020: candidatos a prefeito fazem campanha nesta quarta-feira em Belo Horizonte

Os candidatos à Prefeitura de Belo Horizonte fizeram campanha nesta quarta-feira (14) para agenda de campanha eleitoral na capital mineira. Veja em ordem alfabética como foi o dia dos candidatos que estão nas primeiras posições, segundo as pesquisas: Áurea Carolina (Psol), Bruno Engler (PRTB), João Vitor Xavier (Cidadania) e Kalil (PSD),

Áurea Carolina

 A candidata Áurea Carolina (Psol) participou de uma reunião com professores — Foto: Reprodução/TV Globo 1 de 4
A candidata Áurea Carolina (Psol) participou de uma reunião com professores — Foto: Reprodução/TV Globo

A candidata Áurea Carolina (Psol) participou de uma reunião com professores — Foto: Reprodução/TV Globo

A candidata Áurea Carolina (Psol) participou de uma reunião com professores de um movimento popular direcionado à educação de jovens de escolas públicas, no bairro Nova Suiça, na Região Oeste da capital.

Na chegada, ela era esperada por militantes. A candidata assinou um termo de compromisso em que propõe a criação de cursinhos populares pré-universitários nas escolas municipais da cidade, com aulas gratuitas, além de benefício da prefeitura para garantir a alimentação dos estudantes e passe livre.

“Nós estamos firmando um compromisso com uma rede de cursinhos populares, chamada Emancipa. E trazendo a proposta de abrir a rede municipal para incentive esses cursinhos populares no atendimento gratuito de jovens para terem acesso à educação superior, em Belo Horizonte. E trabalhar o direito ao passe livre para que esses estudantes possam circular pela cidade junto com a política de mobilidade urbana” , disse a candidata.

Bruno Engler

O candidato Bruno Engler (PRTB) se reuniu com dono de uma rede de ensino particular — Foto: Reprodução/TV Globo 2 de 4
O candidato Bruno Engler (PRTB) se reuniu com dono de uma rede de ensino particular — Foto: Reprodução/TV Globo

O candidato Bruno Engler (PRTB) se reuniu com dono de uma rede de ensino particular — Foto: Reprodução/TV Globo

O candidato Bruno Engler (PRTB) se reuniu com o professor Valter Teixeira, dono de uma rede de ensino particular de Belo Horizonte. O encontro foi no bairro Belverede, na Região Centro-Sul da capital.

Eles conversaram sobre o impacto da pandemia no setor da educação. O candidato destacou que, caso seja eleito, pretende retornar com as atividades presenciais nas escolas particulares. Na rede pública de ensino, Bruno Engler propõe que a implementação seja em um sistema misto.

“Eu vim aqui hoje para receber as demandas da rede de ensino privada, firmar o nosso compromisso de voltar com as aulas presenciais em Belo Horizonte, que é uma demanda dos pais, dos alunos e das escolas privadas. Também no ensino público a gente quer voltar as aulas presenciais, mantendo sempre a opção da educação à distância para aqueles que não se sentirem seguros. Então, o sistema que a gente quer implementar em Belo Horizonte é um sistema misto”, disse o candidato.

João Vitor Xavier

Candidato João Vitor Xavier (Cidadania) visitou o Instituto de Apoio e Orientação a Pessoas em Situação de Rua — Foto: Reprodução/TV Globo 3 de 4
Candidato João Vitor Xavier (Cidadania) visitou o Instituto de Apoio e Orientação a Pessoas em Situação de Rua — Foto: Reprodução/TV Globo

Candidato João Vitor Xavier (Cidadania) visitou o Instituto de Apoio e Orientação a Pessoas em Situação de Rua — Foto: Reprodução/TV Globo

João Vitor Xavier (Cidadania) visitou o Instituto de Apoio e Orientação a Pessoas em Situação de Rua, no bairro Bonfim, na Região Noroeste da capital. O candidato ouviu as demandas apontadas pela associação.

Ele também conversou com quem é atendido na instituição e apresentou as propostas de governo. O candidato disse que pretende apoiar entidades e igrejas que oferecem esse serviço. Ele apresentou ideias para a área, segundo ele, inspiradas em um projeto desenvolvido em Vitória, no Espírito Santo.

“Eles humanizaram o tratamento, individualizaram a questão. A prefeitura ajuda a qualificar e buscar emprego. Quem está na rua porque perdeu vínculo familiar, a prefeitura busca restabelecer, dentro do possível, esse vínculo para que a pessoa recupere a sua relação familiar. Quem está na rua por causa da dependência química, a prefeitura ajuda na busca de tratamento para que a pessoa possa construir um novo caminho”, disse o candidato.

Candidato à reeleição, Kalil (PSD) participou de reunião no comitê de campanha — Foto: Reprodução/TV Globo 4 de 4
Candidato à reeleição, Kalil (PSD) participou de reunião no comitê de campanha — Foto: Reprodução/TV Globo

Candidato à reeleição, Kalil (PSD) participou de reunião no comitê de campanha — Foto: Reprodução/TV Globo

Alexandre Kalil (PSD) participou de uma reunião no comitê de campanha, na Região Central de Belo Horizonte. Representantes de empresas do setor de tecnologia estiveram no encontro. O candidato falou sobre a geração de emprego e renda na área.

Ele ressaltou a importância da Prodabel, a empresa de informática e informação do município, para a capacitação destes profissionais. Se reeleito, Alexandre Kalil afirma que vai oferecer cursos de informática nas escolas para preencher as vagas disponíveis no mercado.

“Nós estávamos conversando com o pessoal da Prodabel. Isso é igual dar uma aula de capoeira. Tem natação, tem capoeira e tem TI. O que nós precisávamos? De wifi e internet em todas as escolas municipais de Belo Horizonte. Então, já estamos prontos para dar esse passo muito rápido. O mais difícil está feito. Há um estudo feito no Brasil que em 2024, 2025, não sei, vai faltar 290 mil empregados no setor de TI”, disse o candidato.

ELEIÇÕES 2020 – GUIA DO ELEITOR