Candidatos de BH dizem o que pretendem fazer para melhorar a atenção básica nas áreas carentes

UPA Venda Nova, em Belo Horizonte — Foto: Reprodução/TV Globo 1 de 1
UPA Venda Nova, em Belo Horizonte — Foto: Reprodução/TV Globo

UPA Venda Nova, em Belo Horizonte — Foto: Reprodução/TV Globo

O G1 inicia, nesta terça-feira (13), uma série de reportagens sobre as propostas dos candidatos a prefeito de Belo Horizonte nas eleições 2020. A primeira pergunta enviada aos cinco candidatos que estão à frente nas pesquisas foi: “Quais são os planos para melhorar a atenção básica nas áreas carentes?“.

Os candidatos tinham até 50 segundos para a resposta, que deveria ser gravada pelo próprio candidato e enviada ao G1. Veja abaixo as propostas dos candidatos. Os nomes estão em ordem alfabética.

Áurea Carolina (Psol)

Áurea Carolina (Psol) fala sobre saúde

Áurea Carolina (Psol) fala sobre saúde

A candidata pretende ampliar o número de equipes do Programa Saúde da Família. Áurea Carolina (Psol) também quer fortalecer as carreiras dos servidores e promover a equiparação salarial das enfermeiras com os outros profissionais de nível superior.

Bruno Engler (PRTB)

Bruno Engler (PRTB) fala sobre saúde

Bruno Engler (PRTB) fala sobre saúde

O candidato defende a implementação de uma avaliação qualitativa para saber quais métodos estão dando resultado. Bruno Engler (PRTB) ainda pretende investir mais na saúde preventiva para evitar grandes custos com pessoas doentes na rede de saúde.

João Vitor Xavier (Cidadania)

João Vitor Xavier (Cidadania) fala sobre saúde

João Vitor Xavier (Cidadania) fala sobre saúde

O candidato propõe fazer o que, segundo ele, já estava programado antes do governo vigente. João Vitor Xavier (Cidadania) pretende botar para funcionar políticas público-privadas (PPP) que garantiriam a reforma dos postos de saúde. Ele também quer aumentar o número de equipes da saúde da família.

Kalil (PSD)

Kalil (PSD) fala sobre saúde

Kalil (PSD) fala sobre saúde

O candidato à reeleição disse que nunca a atenção primária na periferia de Belo Horizonte teve tanta atenção. Kalil (PSD) disse ainda que pretende aprimorar as ações nestes locais. Segundo ele, em sua gestão, houve contratação e aumento de salário, mas que é preciso “andar para frente”.

Rodrigo Pacheco (Novo)

Rodrigo Pacheco (Novo) fala sobre saúde

Rodrigo Pacheco (Novo) fala sobre saúde

O candidato pretende valorizar e qualificar os profissionais de saúde em toda a rede de Belo Horizonte. Rodrigo Pacheco (Novo) disse ainda que vai melhorar a gestão do setor e dar mais recursos para melhorar o atendimento à saúde da mulher, da gestante e do recém-nascido.

Tire suas dúvidas sobre as eleições 2020: