Mapa do distanciamento controlado volta a ter regiões Covid em bandeira amarela no RS


Bagé, Palmeira das Missões e Pelotas são consideradas de risco baixo para o coronavírus. Demais 18 regiões ficam em bandeira laranja, de risco médio na versão preliminar. RS tem três regiões com bandeira amarela no mapa de distanciamento controlado
O Rio Grande do Sul volta a ter regiões em bandeira amarela no mapa do distanciamento controlado. Na versão preliminar divulgada nesta sexta-feira (9), Bagé, Palmeira das Missões e Pelotas foram classificadas de baixo risco epidemiológico para o coronavírus.
Entre os 80 municípios (1.416.997 habitantes, 12,5%) em bandeira amarela, onde moram 1,4 milhão de pessoas (12,5% do estado), em 54 não houve hospitalizações e óbitos por Covid-19 nos últimos 14 dias.
As demais 18 regiões ficam em bandeira laranja. Santa Maria, que estava em bandeira vermelha, apresentou melhora nos indicadores principalmente nas internações em UTI — que baixaram quase 19% — e retorna à classificação de risco médio para a Covid-19.
Dos 417 municípios nessas condições, em que moram 9,9 milhões de pessoas (87,5% do RS), 80 (10,3%) não apresentaram hospitalizações e óbitos nas duas últimas semanas.
Mapa do distanciamento controlado da 23ª semana no RS
Governo do RS/Divulgação
Queda de internações e óbitos
Desde a 8ª rodada, entre 30 de junho e 6 de julho, não havia nenhuma região em bandeira amarela. Houve, em todo o estado, uma estabilidade ou melhora na maioria dos indicadores, principalmente nos registros de novas hospitalizações (-29%) e óbitos (-7%).
Mapa do distanciamento controlado no RS de julho e agosto
Governo do RS/Divulgação
Também houve estabilidade no número de internados em UTI e um leve aumento nos internados com Covid-19 em leito clínico — o que pode ser considerado positivo, levando-se em conta a desocupação de leitos por pacientes em estados mais graves.
As regiões em cogestão classificadas em bandeira laranja podem adotar regras de bandeira amarela, desde que enviem protocolos próprios adaptados à Secretaria de Articulação e Apoio aos Municípios.
Também serão aceitos recursos para reconsiderar a classificação até as 6h de domingo (11). Depois, o mapa será referendado na segunda (12) e passa a valer entre 13 e 19 de outubro.
Bandeira Amarela
Bagé
Palmeira das Missões
Pelotas
Bandeira Laranja
Cachoeira do Sul
Canoas
Capão da Canoa
Caxias do Sul
Cruz Alta
Erechim
Guaíba
Ijuí
Lajeado
Novo Hamburgo
Passo Fundo
Porto Alegre
Santa Cruz do Sul
Santa Rosa
Santo Ângelo
Taquara
Uruguaiana
Initial plugin text