Incra-RS entrega títulos definitivos para famílias de assentamentos em Santana do Livramento

Tarso Teixeira (D) entrega título a proprietários rurais.

Foto: Divulgação

Tarso Teixeira (D) entrega título a proprietários rurais. (Foto: Divulgação)

O Incra-RS (Instituto de Colonização e Reforma Agrária) realizou, nesta sexta-feira (9), a entrega dos títulos definitivos para as famílias dos assentamentos Apolo e Cerro dos Munhoz, em Santana do Livramento, na Fronteira Oeste do Estado. O ato foi realizado na sede do Movimento Nativista Coxilha de Sant’Ana, no Parque de Exposições Augusto Pereira de Carvalho.

Em entrevista à imprensa local, o superintendente do Incra-RS, Tarso Teixeira, ressaltou a importância dessa conquista para os assentados e toda a comunidade. “Titulação é segurança jurídica, acesso a crédito, mais renda e desenvolvimento no campo”, afirmou.

Santana do Livramento é o primeiro município da Fronteira Oeste a receber esses títulos. O assentamento Apolo concentra 35 famílias, e o Cerro dos Munhoz, 67.

A prefeitura municipal foi representada pela secretária de Agricultura Thaís Gonçalves. Também esteve presente o vice-presidente do Instituto Nacional de Colonización del Uruguay, Guido Fajardo, o presidente do Sindicato Rural, Luiz Carlos Dauria, e da Associação de Ovinocultores Jair Menezes

Tarso Teixeira ressaltou que a primeira entrega de títulos na Metade Sul do Rio Grande do Sul, palco de grandes conflitos agrários do passado, acontece em um momento que é um marco da pacificação do campo.

“Só poderia ser realizado na Capital da Paz. Juntos, os dois assentamentos tem capacidade para abrigar 102 famílias. Famílias que agora são proprietárias rurais, com toda a dignidade. Ressalto as palavras do coordenador do assentamento Apolo, Valdir Araújo Dreher: ‘esperamos mais de vinte anos por esse momento, esse marco histórico em Livramento. Agora a gente pode bater no peito e dizer, essa terra é nossa’. Viva Livramento, viva o produtor gaúcho, viva o Incra, viva o Brasil!”, finalizou o superintendente.

Assentados do Cerro dos Munhoz e Apolo recebem títulos em Santana do Livramento

p>Fotos: Divulgação

Voltar Todas de Rio Grande do Sul